Você já ouviu algum missionário do Sagrado Coração falar com emoção sobre o “Grande Retiro”? Provavelmente sim — e talvez tenha ficado curioso(a) para saber do que se trata. Essa expressão carinhosa se refere aos Exercícios Espirituais, na modalidade de 30 dias, realizados durante a formação dos missionários.
Os Exercícios Espirituais foram uma belíssima intuição de Santo Inácio de Loyola (+1556), fundador da Companhia de Jesus (os Jesuítas). Em sua busca vocacional e espiritual, Santo Inácio elaborou um caminho de discernimento profundo, voltado à integração interior e à escolha do “maior bem”. O grande manual dos Exercícios é a própria vida de Cristo, que conduz o exercitante à contemplação de seus mistérios e desperta o desejo de se configurar a Ele, seguindo-O mais de perto.
Na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, os Exercícios Espirituais de 30 dias são vividos pelos noviços como parte fundamental da etapa do noviciado. É nesse período que eles fazem a sua eleição vocacional. Trata-se de uma experiência profunda, que exige esforço, disciplina e uma entrega sincera à oração.
Não é à toa que nossos missionários falam com tanto amor desse momento: durante um mês, a vocação é experimentada no silêncio. E, na ausência dos ruídos externos, acontece um verdadeiro encontro de amor com Deus. É como caminhar pessoalmente com Cristo e escutar sua voz falando sobre a própria vida e se apaixonar por essas palavras.
Atualmente, o Grande Retiro acontece na cidade de Florianópolis (SC), sob a orientação e o acompanhamento dos Jesuítas, durante o mês de julho.
Ir. João Pedro, MSC