Aos 5 de novembro de 2022, aconteceu no Santuário das Almas, em Niterói-RJ, minha ordenação diaconal. Um dos momentos mais importantes e mais emocionantes da minha vida. Um dia cheio de muitos sentimentos e o mais importante, de pessoas para rezar e viver comigo a celebração.
Ser ordenado Diácono representa mais um grande passo na minha caminhada vocacional, foram 12 anos de seminário, desde os 14 anos de idade seguindo meu coração, que é imensamente atraído pelo coração de Jesus.
No ano de 2022 pude viver meu tempo de estágio Pastoral no Santuário das Almas, tempo de viver mais perto do povo e principalmente de me conectar comigo mesmo. Povo este que foi fundamental para que a ordenação acontecesse. Ajudaram em tudo, na preparação, alimentação, liturgia e acolhida, e claro na oração. Muitos não puderam vir presencialmente, e foi exatamente pela ração que estivemos unidos.
Vieram muitos membros de minha família de sangue, parentes da minha terra e de outros lugares, assim como minha família do coração, os membros da Congregação. Também vieram membros de Paróquias que já passei aqui na “grande Rio” e da Grande Belo Horizonte, onde morei nos últimos 4 anos.
Com todos os paroquianos, familiares, amigos, leigos da família Chevalier e de todo o povo de Deus a “festa” não poderia ter um final diferente que não uma experiência emocionante e profunda. Chorei, sorri, me alegrei, me senti acolhido e amado por todo o povo e recarregado, continuo minha caminhada de me conhecer cada vez mais e de servir ao povo.
Sei que meu processo vocacional não tem fim, deve ser um contínuo aprender e me reinventar, para responder cada vez melhor aos males do tempo com o Coração de Jesus, e ser um Homem de Oração, da Palavra e do Serviço.
Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus. Eternamente!
Tiago Donizete de Paula Lopes, MSC